Paulista feminino vai
começar dia 7 de agosto
 |
Renasce/Sesi representa Sorocaba na elite do voleibol paulista em agosto
Divulgação
|
ER Sorocaba (17/07) - Está definido. A Federação Paulista oficializou nesta semana e o Campeonato Paulista de Voleibol da Divisão Especial será a atração a partir de agosto. O principal torneio regional do país reunirá sete equipes no feminino e oito no masculino, sendo um aperitivo de gala para a Superliga Nacional 2023/24.
A disputa no feminino começará no dia 7 de agosto, enquanto no masculino a primeira rodada acontecerá no dia 18. O Departamento Técnico da Federação Paulista de Volleyball, organizadora da competição, divulgará a tabela da primeira fase para os dois gêneros nos próximos dias.
Sorocaba retorna após 30 anos
A novidade será a volta de Sorocaba na elite do voleibol principal, depois de 30 anos, quando a cidade foi representada pelos s times da Lufkin e o Leites Nestle. Esse último foi fundado em 1993 e ficou entre Sorocaba e Jundiaí até 1998 ganhando o Mundial de Clubes de 1994, o Bi Sul Americano em 97 e 98, o Tri paulista em 93, 95 e 98, o tri da Super Liga em 94/95, 95/96 e 96/97, e a Copa Sul em 96,97 e 98.
Essa equipe contata com atletas do nível de Ana Moses (hoje ministra dos Esportes), Ana Paula, Cilene, Andreia Marras, Simone Storn, Denise Sousa, Fernanda Venturini, Edna, Ida, Filó,Susanne Lahme, Kim Oden,Daniele Scott, Caren Kemne, Karin Rodrigues, Paula Pequeno, Tara Cross,Paula Weishoff, Josiane, Virna, Tina, a russa Elena Chebukina entre outras.
Como vem Sorocaba
Sorocaba vem para essa competição com um time que segundo o técnico Clovis Granado,promete ser competitivo. time sorocabano conta, atualmente, com as seguintes atletas: Laura Sertic De Pra – Levantadora, 24 anos, ex-Liga da NCAA/nos Estados Unidos); Nati Martins - Central (exSesi/Uberlandia, Minas TC, Brusque, São Caetano, Pinheiros, Sesi SP, Osasco e Praia Clube, Romênia e Seleção Brasileira).
O time tem ainda: Pully (Ilisandra Paula Klein) - Ponteira, 37 anos, (ex- Londrina, Pinheiros Praia Clube/MG, Rio do Sul/SC, Vôlei Futuro Araraquara, Maranhão Vôlei, São José/SC e Brusque SC, seleção brasileira juvenil, clubes da Hungria, Grécia, Portugal, Tailândia, Peru e França); Gabi Furlanetto 20 anos (ex-Vinhedo na Superliga B); Débora Tavares - Oposta, 29 anos (voleibol do Ceará,Liga Portuguesa no CD Alves e São Carlos); Alexia Pariotti Cocco, ponteira (voleibol do PR).
Além da base que vem jogando o estadual sub-21:Laura Fabian e Izabella (líberos), Carol, Vanessa, Vitória e Valéria Souza (meios), Kauany, Manu, Clara e Anabelle (pontas), Anna Clara “Patão” (oposta), Letícia Araújo, Ana Hacker e Ana Victoria (levantadoras).
Como será o campeonato
O Paulista Feminino reunirá as equipes do Sesi Vôlei Bauru, atual campeão, AA São Caetano, Barueri Volleyball Club, Pinheiros, Osasco/São Cristóvão Saúde, Renasce/Sesi/Sorocaba e Campinas Vôlei. O sistema de disputa prevê todas as equipes em um grupo e jogando em turno único. As quatro equipes mais bem colocadas se classificam para as semifinais e as vencedoras farão a final.
A partir da segunda fase, os playoffs serão em dois jogos e com a disputa do Golden Set se for necessário.No ano passado, no torneio feminino, o Sesi Vôlei Bauru chegou ao segundo título paulista ao bater na decisão o Pinheiros.
Masculino
Enquanto isso o masculino terá o Vôlei Renata, atual tricampeão estadual, Sesi São Paulo, Vedacit Vôlei Guarulhos, Farma Conde/São José dos Campos, Climed/Atibaia, Vôlei Futuro/Araçatuba, Super Vôlei/Santo André e Suzano Vôlei.
Os clubes também estarão em um grupo e a posição na primeira fase definirá os confrontos de quartas de final, que será jogada em dois jogos e Golden Set. Para as semifinais e finais, o sistema prevê playoff melhor de três jogos. Já no masculino, o Vôlei Renata, de Campinas, garantiu o tricampeonato vencendo do Sesi São Paulo em 2022.