Pivô é destaque
mas Galo perde no Sul
 |
Monique foi destaque, mas Ituano perde em SC
Vitor Bett |
REDAÇÃO - ESPORTIVO REGIONAL
Twiter - instagram - facebook
esportivoregional.er@gmail.com
ER Sorocaba (21/04) - Fechando o primeiro turno da LBF 2023, o Ituano Basquete viajou para enfrentar o Unisociesc/Blumenau, em Santa Catarina, na noite desta quinta-feira (20), e acabou sendo derrotado por 63 a 55. Com o resultado, o rubro-negro concluiu a etapa sem vitórias.
O grande destaque do confronto foi a pivô rubro-negra Monique, que fez sua reestreia com a camisa do Galo quebrando recordes. A ituana bateu seu recorde pessoal de pontos com 21 tentos e o seu pessoal e o da temporada em rebotes, registrando 21, chegando assim à terceira maior marca da história da LBF.
“Fico feliz com o recorde! O desempenho da equipe hoje foi bom, mas uma pena que a vitória não veio. [Vamos continuar] trabalhando e focar no segundo turno”, comenta a atleta. A pivô foi ainda a cestinha da partida com 19 pontos e teve a maior eficiência do confronto, de 31. Quem recebeu o troféu de MVP, por sua vez, foi a blumenauense Luana, que registrou 15 de eficiência.
A partida
Nesta quinta-feira, o técnico do Galo, Antônio Carlos Barbosa, optou por começar com Larissa, Palmira, Joice, Maria Carolina e com a estreante Monique. No banco, a equipe voltou a contar com a pivô Bianca, retornando de lesão no ombro. O Ituano começou a partida abrindo 4 pontos de vantagem, mas uma sequência de 4 bolas convertidas da linha dos três pontos colocou as donas da casa na liderança; a partir daí, Blumenau foi se impondo e encerrou o primeiro quarto em 21 a 12.
No segundo período, o rubro-negro tentou reagir, empatou a parcial em 10 a 10, mas não conseguiu se recuperar da distância no placar. Nesse momento, Monique já vinha se destacando com 10 rebotes obtidos, mas com apenas um lance-livre convertido.
Na volta do intervalo, enquanto Blumenau continuava a abusar das bolas de três, a maior chutadora ituana, Palmira, seguia pressionada por forte marcação. Mais confiante nesse terceiro período, Monique passou a converter seus arremessos e recolocou o Ituano na briga, atrás apenas dois pontos na parcial (17 a 15). O último período foi marcado por um final de jogo bem disputado. O Ituano chegou a diminuir a vantagem para apenas 5 pontos, venceu o quarto por 18 a 15, mas sem sucesso para encontrar sua primeira vitória nesta temporada.
Próxima parada
A equipe rubro-negra volta à quadra no dia 1º de maio, às 16h00, recebendo o BAX Catanduva no Ginásio Municipal “Prudente de Moraes”, com entrada gratuita, para dar início ao segundo turno da LBF.
Sub-18 perde em Catanduva
O Ituano Basquete sub-18 também esteve em quadra na noite da última quinta-feira (20), pelo Campeonato Paulista da categoria. Enfrentando o SMELT BAX SD Catanduva, fora de casa, o Galo acabou derrotado por 68 a 58. As equipes se revezaram dominando o jogo. O Galo levou a melhor no primeiro tempo, vencendo as duas primeiras parciais por 19 a 14 e 18 a 13, respectivamente. Os dois últimos períodos, por sua vez, foram vencidos pelas mandantes, por 19 a 6 e 22 a 15.
A cestinha da partida foi a rubro-negra Julia Mansilha, que registrou um duplo-duplo de 15 pontos e 10 rebotes. A atleta foi seguida na equipe por Geovanna e Susu, ambas com 12 tentos, e por Rafa Bergonso, com 10. A base rubro-negra tem novo confronto no domingo (23), dessa vez pelo estadual sub-20, contra o SESI Araraquara, no Ginásio Municipal “Prudente de Moraes”, em Itu, com entrada gratuita. O Ituano Basquete tem o apoio da Prefeitura Municipal e é patrocinado pela CIS - Companhia Ituana de Saneamento, IFC/Cobrecom, Empresas Maggi, PLAZA Shopping Itu, Supermercados Alvorada, GIESPP, EPPO Cidades Inteligentes e Controle Contábil.